Opel

Opel inaugura centro de distribuição de peças na Alemanha com tecnologia Jungheinrich

Jungheinrich disponibiliza sistemas de porta paletes e estantes de piso elevado, atuando como One-Stop-Shop para planejamento e implementação

 

São Paulo, outubro de 2017 – A fabricante de automóveis Opel inaugurou seu centro de distribuição europeu para logística de peças de reposição no distrito de Langendreer, em Bochum, na Alemanha. A partir de agora, mais de 11 milhões de motoristas de veículos da Opel em toda a Europa têm à disposição peças de reposição do armazém, o qual tem tamanho equivalente a cerca de 12 campos de futebol. O “coração” do depósito é um sistema de armazenagem da Jungheinrich, líder em soluções intralogísticas e fabricante de produtos de movimentação e armazenagem, com 19,1 km de comprimento.

O projeto incluiu a instalação de porta paletes e estantes de piso elevado para armazenar mercadorias paletizadas e uma ampla gama de peças pequenas.

“Nossos 60 anos de experiência nos ensinaram que os sistemas de armazenagem são o componente mais básico num depósito logístico. Sem isso, não há armazém. Como resultado, dedicamos muito tempo e energia para fornecer aos nossos clientes os sistemas de armazenagem adequados. Em Bochum, conseguimos utilizar nossa expertise na indústria automotiva para projetar um sistema adequado para a Opel. Para esta finalidade, trabalhamos em parceria desde o início para planejar a instalação do armazém”, explica Ralph Matenia, gerente da Jungheinrich responsável pelo projeto.

A Jungheinrich é hoje uma das líderes no fornecimento de estruturas metálicas para armazéns de todos os tipos, com um portfólio que inclui porta<s> </s>paletes para o armazenamento de paletes, gaiolas, bandejas e caixas para diversos itens. Como um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de manuseio de materiais, a Jungheinrich possui alto nível de expertise nos requisitos estabelecidos para porta paletes operadas por empilhadeiras. A Jungheinrich utiliza-se da experiência adquirida com o planejamento, a supervisão e o funcionamento de milhares de depósitos em todo o mundo, de modo a encontrar a solução adequada para cada cliente. O benefício específico para cada empresa está sempre na linha de frente.

Os 200 mil metros quadrados do armazém em Bochum foram projetados para operação com empilhadeiras retráteis, garantindo alto grau de flexibilidade e alta disponibilidade.

As empilhadeiras retráteis ETM 216 da Jungheinrich têm uma altura de elevação de 8,720 mm. Ao conectá-las ao Warehouse Management System (WMS) da Opel, as empilhadeiras posicionam seus garfos (partes centrais que suportam as peças carregadas) automaticamente na altura certa para se aproximarem da longarina endereçada que está posicionada as peças.

Um recurso especial deste depósito é o uso do rebocador elétrico EZS 350, permitindo que a Opel colete as encomendas de vários clientes em diversos níveis de uma só vez. Na fase final de expansão, a Opel deve implantar ainda cerca de 60 empilhadeiras em seu depósito.

 

Sobre a Jungheinrich

A Jungheinrich é um dos líderes globais em soluções para armazenagem, gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é, hoje, uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfolio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã.