Tondo

Tondo Alimentos soluciona problemas logísticos com empilhadeiras Jungheinrich

 Uma das maiores produtoras de alimentos da região Sul melhora fluxo de produção com ajuda de empresa líder global em intralogística

São Paulo, novembro de 2016 – A Tondo S/A, uma das maiores empresas de alimentos da região Sul, encontrou na Jungheinrich, o fornecedor ideal para soluções intralogística, com empilhadeiras e paleteiras para atender à sua demanda.

A Tondo detém uma das maiores capacidades de moagem de trigo da região Sul (36 mil toneladas ao mês) e uma capacidade de produção igualmente expressiva, chegando a 6.600 toneladas mensais de massa e 1.800 toneladas de biscoito ao mês em mais de 33 mil metros quadrados construídos, o que exige integração completa da logística entre as unidades fabris e de distribuição instaladas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Por conta disso, a exigência de empilhadeiras é expressiva, e um equipamento parado por problemas de manutenção faz toda diferença no andamento do fluxo de produção, que são divididas entre máquinas próprias e alugadas. “Tínhamos um problema muito grande com a qualidade dos equipamentos que alugamos”, diz Ricardo Fachini, comprador da Tondo Alimentos. “As máquinas entravam em manutenção seguidamente e tínhamos problemas com empilhadeiras paradas. Mantínhamos contrato com outra empresa, e a marca dessas máquinas não atendia a grande demanda de trabalho”, explica.

Atualmente a Tondo detém diversos equipamentos locados da Jungheinrich, adotados para a sua linha de produção, entre eles estão paleteiras, transpaleteiras elétricas e empilhadeiras elétricas contrabalançada da série EFG. Em comum, todas elas suportam longos períodos de produção mantendo o mesmo desempenho e qualidade, além do funcionamento a bateria – o que reduz os custos com o combustível.

E a conhecida qualidade Jungheinrich em fornecimento de equipamentos já fez a diferença nas operações da companhia - as operações da Tondo contam com aproximadamente 30 máquinas locadas, com tempo médio de uso de 400 horas/mês por cada equipamento. “Como a máquina dificilmente apresenta problemas, houve melhora de qualidade de produção e ganho de tempo”, explica Fachini.

Os resultados obtidos com os equipamentos foram tão favoráveis que a Tondo cogita alugar novas máquinas. “Existe a possibilidade de locarmos mais máquinas, quando surgirem oportunidades”, finaliza Fachini.

 Sobre a Jungheinrich

A Jungheinrich é um dos líderes globais em soluções e gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfolio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã.