17.11.2017

Jungheinrich reduz tempo médio de máquinas paradas e aumenta para 97% o nível de satisfação do cliente

Empresa investiu em tecnologia e na ampliação da equipe para melhorar a qualidade do departamento de pós-vendas

São Paulo, outubro de 2017 – Desde que passou por um processo de reestruturação de seu departamento de pós-vendas, a Jungheinrich, uma das líderes em soluções intralogísticas e fabricante de produtos de movimentação e armazenagem, reduziu o tempo de liberação de máquinas paradas, e elevou o índice de satisfação dos clientes a 97%. No último mês de setembro, o índice de máquinas liberadas em até 24 horas chegou a 60%.

Com o objetivo de atender com mais agilidade e qualidade o consumidor brasileiro de diferentes partes do país, a Jungheinrich vem, desde o último ano, investindo em seu programa Regras de Ouro de pós-vendas, que aponta as medidas necessárias no caso de empilhadeiras paradas. As mudanças envolveram, principalmente, o aumento da disponibilidade de peças em estoque, a flexibilidade e a autonomia dada às equipes regionais.

Segundo o coordenador de serviços da Jungheinrich Brasil, Lucas Romano, a empresa reduziu o tempo de atendimento de empilhadeiras paradas de maneira considerável. “O programa Regras de Ouro, que tem como foco a excelência no atendimento, prioriza as normas de segurança para os técnicos, o senso de urgência, com esforço máximo para que as máquinas fiquem paradas o menor tempo possível, e a rapidez para identificar falhas e atuar imediatamente”, conta Romano.

De acordo com o coordenador, a implementação de um sistema de abertura de chamados, o Jungheinrich Service Online, foi um dos pontos que trouxe mais agilidade à equipe de pós-vendas, diminuindo o tempo de chamado e elevando o nível de satisfação do cliente a 97%.

“A qualquer momento, o cliente pode acessar esse sistema e abrir um chamado. Isso não é mais feito por telefone ou e-mail. Agora todo o histórico fica registrado, desde a abertura do chamado até a conclusão do serviço, e ao final o cliente pode avaliar o atendimento, nos proporcionando a melhoria contínua dos atendimentos técnicos” explica.

Outra ação importante que contribuiu para os resultados da reestruturação do departamento de pós-vendas foi a disponibilidade do estoque, que subiu de 80% para 90% desde o fim de 2016. Parte desse avanço se deve à implementação do estoque nas filiais da Jungheinrich no Rio Grande do Sul e Paraná.

O investimento em pessoal também ajudou no crescimento dos números do departamento de pós-vendas. Até o final do ano, a empresa espera aumentar o número de técnicos em 30%. O objetivo é ampliar a cobertura e dar um suporte maior à redução no número de empilhadeiras paradas.

“Nosso objetivo é ter um pós-vendas no nível de excelência das nossas máquinas no que tange maior segurança, agilidade e transparência para o cliente. Acreditamos que o cliente deve se concentrar em seu ramo de atuação e deixar que a gente se preocupe com a parte de logística e intralogística”, finaliza o coordenador de serviços da Jungheinrich.

* Os dados de satisfação e liberação de maquina referem-se ao mês de Setembro/17