28.07.2017

Na Europa, Jungheinrich ganha maior projeto do mundo de empilhadeiras com bateria íon-lítio.

No Brasil, tecnologia também ganha terreno; operação em três turnos com uma única bateria

São Paulo, agosto de 2017 – A Jungheinrich, uma das líderes globais na fabricação de equipamentos e desenvolvimento de sistemas de armazenagem e intralogística, acaba de ganhar um projeto de mais que 1.000 empilhadeiras com baterias íon-lítio. É o maior projeto de empilhadeiras equipadas com baterias íon-lítio que foi fechado no mundo até hoje, e um dos maiores nos 65 anos da Jungheinrich.

Por enquanto, o nome do cliente não foi revelado, por questões contratuais. Trata-se de uma multinacional, que nos próximos meses equipará seus armazéns e centros de distribuição no Reino Unido, França, Itália e Alemanha com as empilhadeiras. Mais de 700 destas são selecionadoras verticais para operação em corredores estreitos.

“A Jungheinrich é disparadamente líder de mercado de empilhadeiras com baterias íon-lítio” declara o Dr. Lars Brzoska, Membro do Board da Jungheinrich, responsável por Marketing & Vendas. “Este pedido é um marco importante para a mobilidade elétrica, e <s>ressalta que</s> a Jungheinrich, sem dúvida, domina a tecnologia de baterias íon-lítio, estando muito à frente da concorrência. ”

Hoje a Jungheinrich é o único fabricante de empilhadeiras no mundo, que possui uma fabricação própria de baterias íon-lítio. Se comparadas com a tradicionais baterias de chumbo-ácido, o íon-lítio tem grande aumento de performance. As baterias são inteligentes, elas podem se comunicar tanto com a empilhadeira, como com o carregador. A consequência é uma altíssima eficiência energética.

Nos últimos três anos a empresa aumentou o volume de vendas de baterias íon-lítio em 300%. Por conta do crescimento constante da demanda mundial, as capacidades de produção serão aumentadas significativamente nos próximos anos.

“Hoje nenhum fabricante de empilhadeiras no mundo tem mais equipamentos com baterias íon-lítio em operação que a Jungheinrich. Nós somos pioneiros e a referência nessa tecnologia para nosso mercado. Atualmente, a Jungheinrich é a única empresa do mundo que oferece empilhadeiras com baterias íon-lítio de ponta a ponta – desde o carregador até o equipamento – tudo de um único fornecedor. A tecnologia de baterias íon-lítio é a nova referência no mercado de equipamentos de movimentação de carga. Pela alta performance será possível entrar com equipamentos elétricos também em operações onde hoje a empilhadeira a combustão é o padrão. “, afirma o Dr. Brzoska com toda convicção.

A principal vantagem dessa tecnologia é a maior eficiência energética e a possibilidade de cargas de oportunidade a qualquer momento (parada para almoço, etc.). Mediante a estas cargas rápidas (carga completa em até 80 minutos) os equipamentos podem ser utilizados em operação praticamente continua, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com uma única bateria. Dessa forma elimina-se a necessidade de uma estrutura dedicada a manutenção de baterias sobressalentes, além do risco de acidentes e o tempo gasto nas trocas das mesmas.

Além disso, as baterias íon-lítio são totalmente livres de manutenção e, ao mesmo tempo, oferecem uma longa vida útil.

A Jungheinrich é um dos líderes globais em soluções para armazenagem, gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é, hoje, uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfólio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã.