Líder em sustentabilidade

Empilhadeira contrabalançada elétrica

Menor custo de manutenção e melhora na produtividade contribuem para
 o aumento de vendas de empilhadeiras elétricas contrabalançadas

São Paulo, fevereiro de 2017 – A Jungheinrich Brasil, uma das líderes globais no segmento de tecnologias para armazenamento e movimentação de materiais, encerrou 2016 na liderança em vendas de empilhadeiras elétricas contrabalançadas entre os principais fornecedores de empilhadeiras do Brasil. O crescimento nas vendas das séries 3 e 4 e o lançamento da série 5, no segundo semestre de 2016, contribuíram para o resultado positivo.

As empilhadeiras elétricas contrabalançadas da Jungheinrich tornaram-se um diferencial competitivo no mercado, a partir do momento que alguns clientes notaram que os custos operacionais de manutenção e aquisição do combustível GLP das empilhadeiras à combustão já não eram mais um atrativo para o seu negócio, pois geravam despesas significativas e prejuízos nas operações.

A Jungheinrich passou a apresentar novas maneiras de otimizar e reduzir os custos dos seus clientes, evidenciando o comparativo de consumo de uma operação de empilhadeiras à combustão de 2,5t – modelo TFG 425, versus empilhadeiras elétricas contrabalançadas 2,5t – modelo EFG 425. A fabricante fez um estudo no qual compara: consumo médio kWh/hour X horas trabalhadas x meses trabalhados X custos do combustível, e os resultados foram expressivos. Por exemplo, em uma operação de um turno a empilhadeira elétrica contrabalançada tem uma economia de 21% em relação ao equipamento à combustão. Esses dados passaram a ser utilizados como uma ferramenta estratégica para muitos profissionais do ramo intralogístico, pois destaca o custo real x benefício a ser aplicado na área de movimentação de um armazém.

“Para nós é uma satisfação ajudar o cliente a melhorar a operação com as nossas empilhadeiras de tecnologia de ponta, e ainda reduzir os custos operacionais. Isso mostra que a Jungheinrich beneficia seus clientes com as soluções mais eficientes, seguras e inovadoras do mercado.” Afirma Vigold Georg, diretor da Jungheinrich no Brasil.

Além disso, as empilhadeiras contrabalançadas elétricas se destacam por serem equipamentos mais compactos e destinados tanto para uso interno como externo. Outra característica é que emitem pouquíssimos ruídos, melhorando a qualidade sonora do ambiente. Também possuem alto grau de giro que possibilita ao operador efetuar diversas manobras em seu próprio eixo. “As empilhadeiras elétricas contrabalançadas da Jungheinrich possuem uma excelente eficiência energética na mais alta performance, reduzindo em até 13% menos consumo de energia em relação as máquinas dos concorrentes.” ressalta Vigold.

Contribui para o meio ambiente

Ao contrário das empilhadeiras à combustão, as empilhadeiras elétricas contrabalançadas não emitem gases poluentes, sendo ideais para movimentações em ambientes fechados, principalmente quando se tratam de empresas do ramo: farmacêutico, alimentos, produtos tóxicos, entre outros “Quando um cliente opta por uma empilhadeira à combustão, é necessário ter um ambiente com ótima circulação de ar, no caso da empilhadeira elétrica, não é necessário ter essa preocupação”, afirma Vigold.

No mercado brasileiro a tendência por equipamentos à combustão é evidente, uma vez que o investimento inicial é menor que o elétrico, e são encontradas frotas de equipamentos antigos com preços reduzidos, o que permite a qualquer um adquiri-los. “No resto do mundo, a curva de vendas das empilhadeiras elétricas contrabalançadas ultrapassa a combustão. No Brasil essa preocupação vem crescendo devido às regras cada vez mais exigentes dos seguranças de trabalho com operados e meio ambiente.” diz Vigold.

Só no continente europeu a demanda de equipamentos a combustão diminuiu 50% e pretende-se reduzir em pelo menos 80% as emissões de gás carbono no continente até 2050. “Muitos países não autorizam a venda de empilhadeiras à combustão e diesel devido à emissão de gases tóxicos, além disso, as empilhadeiras elétricas apresentam melhora na produtividade e oferecem maior segurança para o operador”, complementa o diretor da empresa.

Sobre a Jungheinrich

A Jungheinrich é um dos líderes globais em soluções para armazenagem, gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é, hoje, uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfolio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã.