+55 11 4839-0800 Contato Comercial - Vendas e Locação Número para Ligação Gratuita
Formulário de contato
Newsletters
Arla Foods
Sistema de armazenagem compacto

A Arla Foods constrói um sistema de armazenamento compacto

A Arla Foods é uma das maiores cooperativas de laticínios no mundo, com uma ampla gama de produtos de leite, queijo, iogurte, manteiga e margarina. Os processos logísticos no armazém dinamarquês em Holstebro foram otimizados para fazer o melhor uso do espaço. 

Armazenamento mais eficiente de sacas maiores

Apenas a proteína de leite em pó é guardada no armazém de cerca de 10.000 m² da Arla Foods em Holstebro, a aproximadamente 300 km a noroeste de Copenhagen. A produção ocorre na planta de laticínios da Arla a poucos quilômetros de distância. “Nós fornecemos a proteína de leite em pó para praticamente qualquer lugar do planeta”, explica com orgulho Jens Korbo, gerente de armazém na Arla em Holstebro (exceto em Austrália, Nova Zelândia e África).

Até meados de 2012, a proteína de leite em pó embalada em sacas de diferentes tamanhos era guardada em blocos de armazéns ou em prateleiras simples com espaço para entrada da empilhadeira. As sacas grandes, pesando 500 kg representavam aproximadamente 35% de todo o armazém, diante disso, foi necessário implementar processos mais eficientes.

Jens Korbo
Gerente de armazém na Arla

“No geral, o que a Jungheinrich nos forneceu aqui foi uma excelente solução!”

Sistemas de armazenamento de várias profundidades economizam espaço

A solução sugerida especificamente para armazenar sacas de 500 kg foi um sistema de armazenamento compacto com transportadores associados. O potencial de um armazém compacto convencional, ou seja, economizar espaço retirando corredores, é expandido por meio do uso de sistemas de transportadores. Este permite um nível mais elevado de empilhamento, maior rendimento e melhor uso do espaço.

O sistema foi projetado para que cada canal possa ter exatamente 13 paletes. Dois canais um sobre o outro correspondem exatamente à carga de um caminhão. Na parte superior, há uma empilhadeira contrabalançada elétrica (EFG 218) e um transportador (carro inferior de transporte do palete, UPC). A cooperativa de laticínios optou por um carro inferior de transporte do palete, porque ele é particularmente eficiente com a separação e despacho repetidos no mesmo canal de paletes.

O UPC é colocado nos garfos da empilhadeira básica e é usado no canal de paletes durante o armazenamento. O UPC se move de maneira independente sob o palete e controla os produtos a serem transportados sem estar fisicamente conectado à empilhadeira básica. Nesse caso, o transportador controla de maneira independente todos os movimentos de deslocamento e elevação, usando sensores para evitar colisões. Enquanto isso, o operador pode separar outro palete para ser armazenado, posicioná-lo no início do canal e iniciar o próximo item do armazenamento.

Cooperação eficiente

As empilhadeiras são parte de nossa solução completa. Diversas empilhadeiras elétricas ERE 225 realizam o empilhamento e a retirada do caminhão, além de transportar produtos para o sistema de armazenamento compacto. Por causa da plataforma fixa, elas podem atingir velocidades de mais de 12 quilômetros por hora. Isso significa que os produtos podem ser transportados de maneira extremamente eficiente.

A empilhadeira elétrica EFG 218 atua como uma empilhadeira básica para UPC e transporta os produtos do sistema de armazenamento compacto para a saída de produtos. A estação de trabalho ergonomicamente projetada garante um trabalho relaxado e livre de fadiga. A Korbo destaca a validade e o valor dessa promessa: “Quando nossos condutores se sentem não apenas seguros, mas também confortáveis nas empilhadeiras, isso aumenta a eficiência de todos os nossos processos!”

“O trabalho tem sido muito mais eficiente aqui desde que usamos o UPC da Jungheinrich!”, confirma o funcionário do armazém Elo Kristensen. A Korbo acrescenta: “Sim, o trabalho aqui é realizado de maneira rápida e eficiente. Além disso, todo o sistema nos garante uma grande flexibilidade! “No geral, o que a Jungheinrich nos forneceu aqui foi uma excelente solução!”