+55 11 4839-0800 Contato Comercial - Vendas e Locação Número para Ligação Gratuita
Formulário de contato
Newsletters
AVO
Pesagem de temperos otimizada

Veículos automatizados ligam os silos de temperos AVO

“Sabor e tecnologia” é o segredo do sucesso da AVO,  líder em temperos na Europa. O desejo associado de inovar e renovar fez com que a AVO otimizasse processos intralogísticos com a ajuda da tecnologia adequada.

Automação e otimização

Havia três principais motivos pelos quais os sistemas de veículos automatizados (AGV-S) nos locais da fabricante de temperos AVO foram usados para transportar o equipamento de pesagem de temperos. Primeiramente, atingir uma precisão ainda maior na mistura de temperos. Em seguida, ter a capacidade de rastrear totalmente as receitas e, por fim, aliviar a equipe do local de tarefas constantemente repetitivas. Além disso, também havia uma necessidade de processar lotes de tamanhos menores com os mais variados componentes evitando qualquer tipo de contaminação.

Goran Milosevic
Gerente de trabalhos das plantas da AVO

“Nós ficamos maravilhados com a velocidade e facilidade com que os operadores adquiriram ao se identificaram com as máquinas.”

Sistemas de veículos automatizados

Os sistemas de veículos automatizados controlados por laser na fabricante de temperos AVO tem gerenciado o transporte na área de pesagem de temperos por muitos anos. Sua tarefa é posicionar os compartimentos de coleta sob os sistemas de engarrafamento e dosagem com uma incrível precisão.

As vantagens dos sistemas de veículos automatizados (AGV's) estão na navegação por laser, que garante rotas otimizadas, além de praticamente eliminar danos durante o transporte. Com uma disponibilidade de 98%, eles oferecem ótima precisão, custos mínimos com pessoal e procedimentos padronizados.

Um benefício adicional é que o AGV-S pode ser integrado prontamente na infraestrutura disponível dispensando a necessidade de tempo de processamento e de espera. Outro efeito positivo é que, devido ao deslocamento no armazém, não há necessidade de criar uma marcação de faixa física no chão de forma que o layout do site na área do AGV-S possa ser redefinido com flexibilidade a qualquer momento, por exemplo, se uma mudança nos processos de produção exigir isso.

Nós escolhemos a selecionadora de pedidos vertical EKS 210, modelo standard da linha de produção, para incoporar o sistema de veículos automatizados nas operações da AVO. Os principais fatores para essa decisão são sua capacidade de carga de 1000 kg, sua velocidade de deslocamento de 9 km por hora, além de sua excelente capacidade de manobra, que é indispensável ao pesar temperos em espaços restritos.

Flexibilidade e autonomia

Goran Milosevic, gerente de trabalhos das plantas da AVO, continua a refletir: “Costumávamos movimentar as matérias-primas quase sempre manualmente. À medida que consideramos os processos de automação, um sistema de transporte sem condutor foi a escolha certa.” A principal diferença com a automação é que, em vez de oito matérias-primas, a AVO-Werke agora pode dosar, pesar e encher quarenta temperos automaticamente.

Por esse motivo, Goran Milosevic está absolutamente satisfeito com o AGV-S e acrescenta: “Eu escolheria esse sistema novamente sem hesitar. Eu fiquei maravilhado com a velocidade e facilidade com que nossos operadores adquiriram as habilidades necessárias e a rapidez com que se identificaram com as máquinas. Nós até mesmo recebemos visitas de clientes que estão interessados em uma solução automatizada para ver o Jungheinrich AGV-S."