Estágio Keller&Kalmbach
Aumento do armazém e de separação de pedidos

Expansão do armazém central na Keller & Kalmbach

A Keller & Kalmbach é uma das principais prestadoras de serviço no gerenciamento de C-parts. Em 2016, com cerca de 800 funcionários, a empresa gerou uma receita anual de 270 milhões de euros que foi quase o dobro do que era em 2009 quando a primeira fase da construção foi concluída.

Alto nível de complexidade no planejamento e montagem

O foco da empresa no gerenciamento de C-parts para clientes industriais é uma tarefa intralogística particularmente exigente. O objetivo final é que os clientes recebam seus produtos na hora certa, no local certo e na quantidade certa. Um centro de distribuição novo e moderno é necessário para realizar essa tarefa.

Nós nos concentramos em uma estratégia de separação de pedidos nova e consideravelmente mais racional durante a primeira fase da construção. Também concentramos a atenção no design ergonômico dos espaços de trabalho de separação de pedidos e na eficiência dos processos.

Logo na primeira fase da construção, houve um sucesso considerável que desempenhou um papel principal no crescimento continuado da empresa. Somente após cinco anos foi necessário expandir as áreas de armazenamento, novamente, sem interromper as operações. Para essa finalidade, estendemos o armazém automatizado de paletes, o armazém de peças pequenas e a tecnologia de transporte. Um hall separado com produtos para estações de trabalho pessoais e um robô paletizador foram configurados para a separação de pedidos. Nós fomos responsáveis como contratado geral pelo planejamento, configuração do projeto e implementação de toda a intralogística.

Dr. Ingomar Schubert
Chefe do gerenciamento da cadeia de suprimentos

“O comissionamento passo a passo não estava no plano original. Mas isso nos permite usar a área do armazém antes mesmo de concluir o comissionamento.”

Novo armazém central com uso flexível

Durante a primeira fase de construção, dividimos o armazém central em quatro áreas que, devido à disposição, foram fáceis de expandir. Nosso WMS é usado para controlar essas áreas, além dos complexos processos de separação de pedidos. Um alto nível de flexibilidade é obtido pela tecnologia de transporte correspondente com base no princípio “goods-to-person”.

Nós expandimos o armazém com estruturas altas em um total de cinco corredores na segunda fase da construção e, no início de 2016, o armazém automatizado de peças pequenas foi expandido em mais seis corredores. Ao mesmo tempo, a capacidade geral de manuseio de materiais e, consequentemente, a saída de separação de pedidos foram dobradas. O Software calcula o padrão de camadas para o robô paletizador e informa ao WMS a sequência na qual os contêineres devem ser retirados da separação de pedidos. O robô paletizador garante a separação de pedidos flexível e pode manusear até mesmo pedidos grandes com pouca supervisão e sem problemas.

Processo ininterrupto

“O passo a passo de comissionamento  não estava no plano original. Mas isso nos permite usar a área do armazém antes mesmo de concluir o comissionamento. Nós ficamos impressionados com a colaboração da Jungheinrich durante todo o período. Nós nos mantivemos dentro do cronograma e ficamos até mesmo abaixo do orçamento proposto originalmente. Teremos o prazer de realizar todas as expansões futuras juntos com a Jungheinrich”, afirma Dr. Ingomar Schubert, Chefe do gerenciamento da cadeia de suprimentos da Keller & Kalmbach.