+55 11 4839-0800 Contato Comercial - Vendas e Locação Número para Ligação Gratuita
Formulário de contato
Newsletters
Stage PZS electronic
Uma solução eficiente para a PSZ electronic

Juntos nós podemos alcançar muito mais

A eletrônica está crescendo: com um novo armazém semiautomático de corredor estreito e o Jungheinrich WMS Series 2, o fabricante de cabos líder de mercado PSZ eletrônico do Alto Palatinado continua com seu crescimento dinâmico.

É recompensador quando uma empresa se sai bem, mas o crescimento também traz seus próprios desafios. “Nossa infraestrutura logística já estava no ponto de ruptura. Nosso antigo armazém, predominantemente manual, com capacidade para apenas 1.500 paletes, não poderia mais suportar os aumentos anuais de vendas de mais de 20% em alguns casos ”, explica Andreas Prey. O empresário de 33 anos é Gerente de Logística da PSZ electronic GmbH em Vohenstrauss, no distrito de Neustadt an der Waldnaab no Alto Palatinado. A empresa produz e monta soluções de cabos e sistemas para tecnologia de aquecimento e ventilação, engenharia mecânica, engenharia de fábrica, construção de ferramentas e construção de veículos especiais, bem como produtos para líderes de mercado em tecnologia médica. A PSZ electronic emprega cerca de 1000 pessoas em todo o mundo, com instalações de produção espalhadas pela Alemanha, República Tcheca, Albânia e Tunísia.

O centro de logística em Vohenstrauss é onde tudo se junta: é o centro central projetado para supervisionar o movimento de todos os produtos crus e acabados. O centro de logística não apenas controla o fluxo de materiais entre os vários locais de produção, mas também a entrega aos clientes-alvo. Essa é uma tarefa bastante exigente. “Atualmente, temos várias dezenas de milhares de itens em nossa linha de produtos, que precisam ser embalados em uma ampla variedade de variantes e rotulados de acordo com as especificações do cliente”, diz Prey. Para conseguir isso, a empresa usa códigos QR. Esses códigos bidimensionais, com sua matriz de quadrados pretos e brancos, têm grandes vantagens em termos de densidade de informações sobre códigos de barras mais simples, como os códigos EAN ou NVE comumente usados em logística.

O cliente se torna um parceiro

Em sua busca por uma solução logística nova e mais eficiente, Prey buscou consultoria especializada: “Como Jungheinrich é um de nossos clientes, entramos em contato com nossos colegas para discutir qual método de expansão de armazenamento e conversão de sistema atenderia melhor às nossas necessidades” , recorda a rapina

“A pergunta que fizemos foi: como o espaço existente pode ser melhor utilizado para atingir a capacidade máxima de armazenamento? E não esquecendo: como podemos garantir que podemos reagir com flexibilidade aos desafios do futuro? ”, Revela Prey.

O resultado da consulta intensiva subseqüente e do processo de planejamento do projeto com especialistas em logística da Jungheinrich da Baviera foi uma reconstrução completa do armazém. O armazém convencional de corredor amplo deveria ser substituído por um armazém semi-automático de corredor estreito com capacidade para mais de 5000 paletes. Para melhorar a eficiência da coleta de pedidos, a segurança e a ergonomia, o sistema foi projetado para o empilhamento transversal com uma profundidade de 800 milímetros. Os racks são abordados por duas empilhadeiras trilaterais EKX 410. As empilhadeiras são equipadas com orientação por cabos, terminais, scanners e navegação no depósito, e podem ser operados de maneira intuitiva e extremamente confiável pela equipe de funcionários da PSZ. Por exemplo, basta pressionar um botão para que o sistema de navegação do depósito leve o caminhão do corredor estreito ao destino. No Warehouse Management System, o Jungheinrich WMS Series 2, todas as informações são reunidas. Mesmo essa variante básica do WMS é capaz de sincronizar todo o fluxo de material e informação. Isso permite que o warehouse seja gerenciado e controlado de maneira ideal. Por último, mas não menos importante, o software pode ser adaptado de forma flexível a alterações no armazém graças a um grande número de módulos diferentes e, portanto, é à prova do futuro.

Armazém de corredores estreitos semi-automático com empilhadeira para corredor estreito EKX 410
WMS Série 2

Suporte ideal dos processos de armazenamento e recuperação

“Esse sistema”, diz Prey, “leva nossa infraestrutura logística a um novo patamar. Com o novo depósito, podemos agora mapear e oferecer suporte ideal aos processos de armazenamento e recuperação de todos os nossos vários itens. Isso poderia envolver a movimentação de paletes Euro padrão, caixas de malha ou caixas e contêineres para a coleta de pedidos na logística de peças pequenas ”, explica Prey em referência à enorme variedade de produtos e aos diversos requisitos resultantes em termos de dimensões de embalagem e embalagem. Por exemplo, um chicote de fios da PSZ pode ter oito metros ou apenas alguns centímetros de comprimento.

A mudança do antigo depósito para o novo ocorreu durante o período da virada de ano 2016/2017. “Nós deliberadamente queríamos fazer uma pausa limpa e concluir a mudança do antigo para o novo armazém em um único dia”, diz o gerente de logística da PSZ. “Foi um trabalho de equipe fantástico”. Durante quatro semanas, em dezembro, todos os envolvidos - os funcionários da PSZ e seus colegas da Jungheinrich - se uniram. Para Prey, era crucial envolver os funcionários que eventualmente teriam que operar o sistema independentemente no projeto desde o início. “O sistema é fácil de entender e você pode se familiarizar rapidamente com as várias funções”, diz Prey.

“Nossos funcionários gostaram do nosso novo armazém de corredores estreitos e do WMS Series 2 imediatamente. Do ponto de vista dos funcionários, o novo armazém semi-automático não apenas simplifica seus processos de trabalho, mas torna os processos muito mais transparentes, para que possam entender melhor seu papel na organização como um todo. Isso, por sua vez, ajuda-os a identificar-se com o seu trabalho ”.

Visão geral aprimorada e um processo de pedidos de ponta a ponta

O especialista em logística está particularmente satisfeito que a qualidade do trabalho de cada funcionário tenha melhorado significativamente com a construção do novo armazém. Prey explica como as coisas melhoraram: “Considerando que os funcionários do antigo armazém gastaram uma quantidade enorme de tempo procurando por um produto específico, eles agora sabem - graças à função de gerenciamento de estoque em tempo real - qual quantidade do item desejado pode ser encontrada em qual local, a qualquer momento. A solução de dados de rádio combinada com o sistema de gerenciamento de armazém, Jungheinrich WMS Series 2, cria o ambiente perfeito. Pela primeira vez, o processamento de pedidos é sem papel. O resultado é uma visão geral aprimorada, maior transparência e um processo de pedidos end-to-end. O trabalho é muito mais eficiente e simples, e a taxa de erro cai para um mínimo ”.

Andreas Prey, Logistikleiter PSZ electronic
Andreas Prey
Logistics Manager at PSZ electronic GmbH in Vohenstrauss in the district of Neustadt

“The semi-automatic warehouse and the WMS make us even more in tune with our production plants all over the world, but also more in tune with our customers."

Sistemas logísticos cada vez mais ambiciosos

"O armazém semi-automático e o WMS nos deixam ainda mais sintonizados com nossas plantas de produção em todo o mundo, mas também mais em sintonia com nossos clientes e suas necessidades”, enfatiza Prey. “Graças à digitalização e ao nosso conceito abrangente e inteligente de intralogística, agora somos capazes de processos logísticos muito mais sofisticados do que nunca”. Isso é um grande sucesso. “Todo mundo que nos visita aqui em Vohenstrauss quer ver a nova instalação. Nós gostamos de mostrá-los - o armazém parece fantástico e realmente impressiona os visitantes ”.

O Gerente de Logística, Andreas Prey, está entusiasmado com a cooperação com a equipe de especialistas da Jungheinrich: “Tudo foi perfeito desde o início: da fase de planejamento e implementação até a data de início e a fase de preparação supervisionada por os especialistas da Jungheinrich ”. Essa intensa cooperação é rara nesta indústria e não deve ser tomada como garantida. O destaque pessoal de Prey foi o dia da mudança em 2 de janeiro de 2017: “Tudo funcionou da maneira que imaginávamos - um movimento contínuo levando a intralogística a um nível totalmente novo. Agora estamos preparados para o futuro. As coisas não poderiam ser melhores. Seja o que for que o futuro traga em termos de crescimento e novas exigências do cliente, estamos prontos para isso.