+55 11 4839-0800 Contato Comercial - Vendas e Locação Número para Ligação Gratuita
Formulário de contato
Newsletters
Estágio Kundenbeispiele
Logística com sustentabilidade

Combinando produtividade e arquitetura com um armazém de cerâmica

A filosofia ecológica da empresa é incorporada no Herb Center da Ricola. O hall é feito de argila, um material de construção natural. Seu “coração” é um conceito de armazém com base em curtas distâncias junto com 23 das nossas empilhadeiras com economia de energia. 

Uma grande empresa com pequeno impacto ambiental

Um empório de doces pode ser encontrado por trás desses pacotes com doces de ervas suíços da Ricola. Em Laufen, na Suíça, a sede da empresa monitora exportações para mais de 50 países no mundo todo. O núcleo é o Herb Center nas instalações da empresa. 1,4 milhão de toneladas de ervas frescas são lavadas, secas, cortadas, armazenadas e misturadas todos os anos nesse hall de aproximadamente 3.600 m². Além disso, 290 milhões de pacotes saem dos locais de produção nas proximidades todos os anos. Com uma equipe de quase 400 pessoas, a logística precisa garantir operações tranquilas.

A filosofia central da empresa vem acima de qualquer coisa: Proteção ambiental. Tudo é feito de maneira ecológica na Ricola, dos ingredientes naturais à cadeia de suprimentos. A empresa familiar sueca, seguiu todas as tendências ecológicas muito antes de se tornarem convencionais. Como a personificação da consciência ambiental, a Ricola solicitou que os famosos arquitetos Herzog e de Meuron projetassem seu Herb Center com um material natural: É a maior edificação de cerâmica na Europa. Produção e eficiência são uma alta prioridade para que tudo que ocorre nos bastidores também seja ecologicamente correto. Em particular, a logística de armazenagem deve ajudar a reduzir emissão de carbono.

Thomas Aeschlimann
Gerente de operações de cultivo de ervas na Ricola

“A solução da Jungheinrich significa que podemos tornar nossos processos logísticos internos no armazém eficientes e sustentáveis.”

Conceito de armazém com uso ideal do espaço

Nosso conceito de armazém foi o vencedor em uma competição. Ele é caracterizado pelo uso ideal do espaço e das rotas curtas. Tudo foi projetado em uma linha em nosso armazém de corredor estreito. Apenas o mínimo de espaço é necessário para a largura do corredor entre nossas prateleiras de paletes do tipo B no armazém de corredor estreito. Nossas prateleiras de paletes melhoram a utilização de espaços, pois permitem o armazenamento em uma altura maior. Nossas empilhadeiras permitem um fluxo tranquilo de materiais.

Empilhadeiras com economia de energia

As empilhadeiras trilaterais EKX 513, ideais para corredores estreitos, foram adaptadas para as necessidades do Herb Center. O armazém de quarentena, o sistema de corte e a instalação de mistura eram abastecidos por uma empilhadeira elétrica de três rodas EFG 216k. Uma empilhadeira elétrica patoalda EJE C20 ajuda a tecnologia de transporte com a produção no edifício ao lado. Nossas empilhadeiras também contribuem para a operação ecológica por meio do alto desempenho e do baixo consumo de energia. Com a tecnologia de três fases da Jungheinrich, elas atingem a eficiência ideal e recuperam energia ao frear. Uma carga de bateria é suficiente para dois turnos completos.

“Nós já tivemos muitas experiências ótimas em relação à qualidade e confiabilidade das empilhadeiras, além de termos aproveitado a experiência da Jungheinrich em termos de equipamentos de armazém. Não foi uma decisão difícil”, afirma Thomas Aeschlimann, Gerente de operação de cultivo de ervas na Ricola. “A solução da Jungheinrich significa que podemos tornar nossos processos logísticos internos no armazém eficientes e sustentáveis.”