+55 11 4839-0800 Contato Comercial - Vendas e Locação Número para Ligação Gratuita
Formulário de contato
Newsletters
Stage + JT Energy Systems
01/27/2022

JT Energy Systems constrói um sistema de armazenamento de baterias de 25 MW


A maior instalação de armazenamento de baterias da Saxônia (Leste da Alemanha)

Reciclagem de baterias de íons de lítio usadas, dando uma segunda vida útil às baterias

Interligação inteligente da eletromobilidade com a transição energética

Hamburgo/Freiberg, 18.01.2022 - A JT Energy Systems está dando às baterias de íon-lítio usadas uma nova vida útil e produzirá baterias neutras em CO2 no futuro: A joint venture da Jungheinrich e Triathlon está construindo uma instalação de armazenamento de baterias altamente flexível em Freiberg, Saxônia, com uma potência máxima de 25 MW. A planta é a maior em sua categoria e uma das mais potentes da Alemanha. O sistema de armazenamento em larga escala consiste, entre outras coisas, de módulos de bateria de íons de lítio usados que serão reutilizados após sua bem sucedida aplicação em empilhadeiras elétricas e no setor automotivo. No futuro, no mesmo local, será utilizado para produzir baterias 100% neutras em CO2 , totalmente livre de qualquer gás poluente. A tarefa da mega-bateria é o armazenamento intermediário da eletricidade regenerativa, a estabilização da rede elétrica e o fornecimento de energia em horários de pico. O projeto está sendo implementado pelos mais renomados especialistas em armazenamento de baterias da empresa local, a Tricera Energy GmbH. Com este ambicioso projeto, as empresas envolvidas estão impulsionando a transição de energia e destacando o grande potencial que reside na rede inteligente de eletromobilidade e na transição de energia. A reciclagem de baterias usadas de veículos em sistemas de armazenamento estacionário é um componente essencial da estratégia de sustentabilidade da Jungheinrich para o uso eficiente e econômico dos recursos no sentido da economia circular.


A reutilização das baterias de lítio-íon após anos de uso em equipamentos elétricos é uma contribuição particularmente eficiente, sustentável e econômica para a transição energética. Os módulos de energia usados são classificados pela JT Energy Systems e reformados, se necessário, para garantir a máxima vida útil dos recursos. Devido ao forte aumento na participação de veículos elétricos nos últimos anos, a JT Energy Systems espera que um número crescente de capacidades de bateria seja usado para uma segunda vida útil em instalações de armazenamento estacionário no futuro.


"A eletromobilidade está em plena expansão. Mais de 1 milhão de equipamentos elétricos Jungheinrich estão em uso no mundo inteiro atualmente. Uma parte deles, em rápido crescimento, está equipada com a mais moderna tecnologia de íons de lítio. As baterias de lítio são particularmente duráveis. Elas podem normalmente ser usadas por um período de tempo maior do que os equipamentos que servem por muitos anos como fonte de energia. Sistemas estacionários de armazenamento de energia como o de Freiberg são a consequência lógica do uso de baterias de íon-lítio para uma segunda vida útil e, portanto, contribuem significativamente para a transição de energia", explica Reinhild Kühne, Diretor Gerente da JT Energy Systems.


A JT Energy Systems foi fundada em 2019 pela união da especialista em intralogística Jungheinrich, sediado em Hamburgo, e pelo fabricante de baterias Triathlon. A joint-venture produz sistemas de energia para veículos elétricos com aplicações industriais. Com sede em Freiberg, Alemanha, a empresa atende à crescente demanda por sistemas de energia, baterias inovadoras e sustentáveis. A empresa tem especial experiência no reparo e reprocessamento de baterias de íons de lítio usadas. Ao classificar e avaliar a vida útil remanescente das baterias, a empresa se baseia no know-how da NOVUM engineerING GmbH sediada em Dresden como especialista em monitoramento de baterias baseado em IA.


O sistema de armazenamento de baterias em grande escala está sendo planejado e construído pela empresa parceira local Tricera Energy GmbH, com sua conclusão prevista para o outono de 2022. A empresa é especializada em tecnologia de armazenamento estacionário e soluções de armazenamento industrial. A JT Energy Syste­­ms, e seus acionistas Jungheinrich e Triathlon, estão dando um passo importante na implementação consistente de sua estratégia de sustentabilidade, investindo nesta tecnologia do futuro.


Se você tiver alguma dúvida, favor entrar em contato:

Dr. Benedikt Nufer, Spokesman

Telefone: +49 40 6948 3489

Celular: +49 151 277 912 45

benedikt.nufer@jungheinrich.de


Sobre a Jungheinrich

A Jungheinrich, fundada em 1953, é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para intralogística. Com um portfólio abrangente de equipamentos industriais, sistemas automatizados e serviços. A Jungheinrich oferece a seus clientes soluções sob medida para os desafios da Indústria 4.0. O grupo, sediado em Hamburgo, está representado mundialmente em 40 países com suas próprias empresas de venda direta, bem como em cerca de 80 outros países através de empresas parceiras. A Jungheinrich emprega 18.000 pessoas no mundo inteiro e gerou vendas consolidadas de 3,81 bilhões de euros em 2020. A participação da Jungheinrich está listada no MDAX.