A Jungheinrich fundou a subsidiária Uplift Ventures. Agora, ela é responsável pelas atividades internacionais de empreendedorismo do Grupo.
Hamburgo - A Jungheinrich fundou a subsidiária Uplift Ventures. Esta é agora responsável pelas atividades internacionais de empreendedorismo do Grupo. A tarefa da Uplift Ventures é criar empresas inovadoras em crescimento e investir em start-ups atrativas. Assim, a Jungheinrich está explorando especificamente áreas de negócio fora do seu core business que têm um potencial de crescimento particularmente elevado. O Grupo também está se abrindo a novos mercados e grupos de clientes e impulsionando a transformação digital na logística.
“Com a Uplift Ventures, estamos reforçando o poder de inovação da Jungheinrich e abrindo novas áreas de negócio voltadas para o futuro”, afirma o Dr. Lars Brzoska, CEO da Jungheinrich AG. “Com a criação da nossa unidade de corporate venturing, estamos intensificando a implementação da nossa estratégia de inovação a longo prazo. Nós estabelecemos deliberadamente a Uplift Ventures como uma empresa independente fora do Grupo. Com a experiência industrial e a força financeira da Jungheinrich por trás, estamos dando à unidade a máxima liberdade empresarial e agilidade para repensar consistentemente modelos de negócios inovadores”.
As áreas de foco da Uplift Ventures são a otimização baseada em IA das cadeias de abastecimento e fluxos de materiais, robótica, sistemas logísticos autônomos, soluções de energia sustentável, plataformas digitais e soluções relacionadas com a economia circular e a sustentabilidade. A empresa é gerida pelos dois diretores executivos Christina Mayer e Kerk Wichmann, que lançaram a empresa no primeiro trimestre de 2025. “Estamos decolando agora e já estamos concentrados em impulsionar os primeiros projetos de risco com a Uplift Ventures. O pensamento disruptivo e uma elevada velocidade de implementação são cruciais para o sucesso”, explica Christina Mayer. “O nosso objetivo é reconhecer um novo potencial numa fase muito precoce e utilizá-lo para escalar modelos de negócio atrativos fora do nosso atual core business, contribuindo assim para o sucesso da Jungheinrich a longo prazo”, acrescenta Kerk Wichmann.
A atual parceria da Jungheinrich com o High-Tech Gründerfonds (HTGF) será intensificada e expandida no futuro através da Uplift Ventures. Outros investimentos em fundos serão realizados em seguida.